Prótese
A perda dos dentes sempre é um motivo de desconforto e preocupação. Além de prejudicar a estética de seu sorriso, esse dano também pode dificultar a fala, a mastigação, a digestão e a formação de toda a arcada dentária.
A prótese dentária é um dispositivo utilizado para substituir o(s) dente(s) perdido(s). Elas podem ser removíveis (encaixadas à boca), ou fixas (implantadas). A escolha depende do tipo de tratamento mais indicado para cada paciente.
Como a prótese é feita?
Todas as próteses são feitas sob medida a partir dos moldes retirados da boca do paciente. O dentista trabalhará em parceria com um técnico especialista para o desenvolvimento de um dispositivo compatível com suas necessidades e será o responsável direto pela sua aplicação ou implantação do mesmo.
Quais são os benefícios da prótese?
• Mastigação: Ajuda na trituração correta dos alimentos evita problemas gastrointestinais;
• Fala: Permitirá a comunicação sem problemas ou dificuldades;
• Autoestima: Sensação de bem-estar, sem medo de sorrir.
Tipos de prótese:
Prótese total removível:
São as populares “dentaduras” ou “chapas”. A principal vantagem desse modelo é sua acessibilidade. Além de custar menos que as demais opções, ela também consegue devolver as funções de fala e mastigação, melhorando a autoestima e a estética do sorriso, que impactam demais a boa qualidade de vida.
Prótese parcial removível:
As próteses parciais removíveis são uma boa alternativa móvel para a ausência de dentes, oferecem boa estabilidade durante a fala e mastigação, além de proteger os dentes remanescentes na boca.
Prótese parcial fixa:
Ela costuma ser recomendada para aqueles que ainda mantêm dois outros elementos dentários ao lado posterior e anterior do dente perdido. Eles também devem ser preparados para receber a prótese, pois serão usados como suporte.
Prótese sobre implantes:
Os implantes dentários são fixados diretamente sobre o osso da mandíbula ou maxilar do paciente, e os pilares ficam sobre ele.
Dessa forma, o implante funciona como um substituto da raiz natural e serve como suporte para a prótese que será encaixada ou parafusada por cima dessa nova estrutura.